LANÇAMENTO DO JWOOD PDF Imprimir

E-tools UPF lança software para cálculo de estruturas de madeira

Aplicativo estará disponível a partir do dia 24 de agosto no site E-tools da UPF

Para utilizar o software, basta ter conhecimentos ou estar estudando sobre estruturas de madeira

O site E-tools, desenvolvido na Universidade de Passo Fundo (UPF), que disponibiliza gratuitamente ferramentas computacionais para o ensino de estruturas, lança, no dia 24 de agosto, um novo software: oJWood. O aplicativo é um programa educacional para cálculo de estruturas de madeira. A ferramenta foi desenvolvida pelo egresso de Engenharia Civil da UPF Juliano Lima da Silva e pelo professor da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear) Dr. Zacarias Martin Chamberlain Pravia. O lançamento deve ocorrer durante a Semana Acadêmica do curso de Engenharia Civil.

O diferencial do JWood está no fato de que ele atualiza alguns conceitos de engenharia no espaço computacional. O foco do programa parte da revisão da norma técnica, a NBR 7190, referente a Projetos de Estruturas de Madeira, na qual são apresentadas tabelas, fórmulas e métodos de cálculos estruturais extensos e complexos. O software é destinado para estudantes que buscam conhecimentos na área de estruturas, a professores que desejam utilizar a ferramenta para acompanhar suas aulas e a profissionais do ramo de projetos e construção. “Pode ser usado junto com o manual do software para aulas de estruturas de madeira em qualquer universidade do Brasil e por qualquer profissional na construção civil para dimensionar todos os elementos de acordo com a norma brasileira e até emitir relatório de todo o dimensionamento das peças utilizadas”, explicou o professor da UPF.

O funcionamento do programa é relativamente simples. Basta o usuário inserir dados referentes ao dimensionamento do elemento estrutural a ser calculado e observar os subsídios retirados da norma, o que o auxiliará na tomada de decisões. A ferramenta acompanha o usuário pelas etapas de cálculo, mostrando passo a passo quais são os processos necessários para dimensionar sua estrutura. “O programa busca simplificar e agilizar o processo de dimensionamento de elementos de madeira, para que seus usuários possam ter acesso às informações necessárias e possam se atualizar quanto à revisão da norma”, destacou o egresso da UPF.

Em breve, o software deverá ser registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O JWood estará disponível gratuitamente, a partir do dia 24 de agosto, no site www.etools.upf.br, juntamente com outras várias ferramentas da área estrutural da engenharia civil.

Como surgiu
software foi criado a partir do pré-requisito da obtenção do grau de Engenheiro Civil do acadêmico Juliano Lima da Silva, na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, no ano de 2014, sob orientação do professor da UPF, Dr. Zacarias Martin Chamberlain Pravia. “O tema do software foi delimitado em razão de não existir outros que abordassem a NBR 7190 - Projetos de Estruturas de Madeira. Por já gostar de programar computadores, decidi aprender a linguagem Java e me dediquei à implementação da norma em uma interface descomplicada e prática para os usuários. Depois que apresentei o TCC, continuamos aos poucos lapidando o programa para o lançamento oficial”, revelou o engenheiro.

O professor Zacarias destacou a importância dessa ferramenta para a área. “Já tínhamos um software anterior baseado na norma anterior, chamado de Visual Taco, mas já estava ultrapassado devido à mudança na norma, que aconteceu ainda em 2011. Precisávamos de uma nova ferramenta com as normas atualizadas”, salientou o professor da UPF.

E-tools UPF
O site da UPF que apresenta o projeto E-tools existe desde 2005, e é baseado no projeto de pesquisa “Desenvolvimento de Ferramentas Computacionais para o ensino de estruturas”, desenvolvido pelo professor da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear) da UPF, Dr. Zacarias Chamberlain. O site já tem 24,5 mil usuários cadastrados, oriundos inclusive de países como Argentina, Venezuela, Uruguai e Portugal.

A página na internet disponibiliza para download os e-tools produzidos pela UPF que são ferramentas computacionais para o ensino de engenharia. O projeto conta com apoio da Fapergs, do CNPq e do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA-IBS).