Sobre o Etools PDF Imprimir


Desde a criação em 1996 do Laboratório de Métodos Numéricos e Computação Gráfica e Científica (LAMEC), vêm sendo desenvolvidos esforços para a criação de sistemas eletrônicos dedicados ao ensino, isto é, ferramentas computacionais com o intuito de serem realmente de cunho pedagógico.

Num primeiro instante foram criados programas para aquisição de sinais (SADW32) para serem usados com placas A/D, estes programas foram criados na linguagem C++ com o compilador Borland Builder. O uso de orientação a objeto (POO) como paradigma de programação mostrou-se ser de alto desempenho e eficiência, porém por outro lado de difícil aprendizagem por parte dos alunos dos cursos de graduação de Engenharia Elétrica - Eletrônica, Civil e Mecânica da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Passo Fundo que são a mão de obra qualificada dos pesquisadores júnior que ingressam no LAMEC.

Em 1998 obteve-se uma bolsa de iniciação científica da Fundação Universidade de Passo Fundo (PIBIC-UPF) para o projeto: Estudo de parametrização de treliças e avaliação de modelos de análise, Desenvolvido pelo aluno Fernando B. Ramires (orientado por Zacarias M. Chamberlain Pravia). Um dos objetivos dessa pesquisa foi o de escrever um programa para análise de treliças planas usando DELPHI 3.0. Essa tarefa o aluno resolveu fazendo com que uma interface usasse um programa executável em FORTRAN 90 (DIGITAL FORTRAN 5.0) com o apoio do Prof. Zacarias M. Chamberlain no uso programação de FORTRAN. Nesse tempo o uso de PASCAL e DELPHI era apenas para uso de ensino em disciplinas de programação lecionadas nos cursos de Eng. Mecânica e Eng. de Alimentos, usando TURBOPASCAL 6.0. O Prof. Zacarias observou que os alunos aprendiam de maneira simples o uso de PASCAL e por outro lado a curva de aprendizagem para criar ambientes gráficos tipo WINDOWS por parte dos alunos era excelente usando DELPHI, e então dedicou-se a aprender DELPHI, embora a sua paixão seja programar em C ou C++ (aliás quem tiver interesse em análise dinâmica, não geométrica, etc. entre em contato que poderia passar fontes em C para esses temas).